Encontrar uma bicicletaria ou mecânico de confiança para consertar sua bicicleta é um desafio,  e antes de procurar uma oficina de bike mais próxima, leia esse artigo!

Uma das coisas que a maioria dos(as) ciclistas passam dor de cabeça é com bicicletaria ‘fundo de quintal’, onde o serviço não é nada profissional e você sai a sensação de prejuízo no bolso. Ninguém merece!

Conheço muitas bicicletarias em São Paulo e na Bahia, e confesso que já fui muito enrolado por aí, viu…

Por isso, você que chegou até aqui, pensei em compartilhar algumas dicas que valem ouro na hora de consertar sua bicicleta – qualquer tipo de bike.

Confira as dicas a seguir, se você quer economizar com a manutenção da magrela e encontrar um mecânico ou uma bicicletaria mais próxima da sua casa, bom de verdade.

https://giphy.com/gifs/topshelfrecords-montreal-bike-shop-gulfer-KfAdaOMJ1cAMfYnYVg

Dicas para encontrar uma boa oficina de bike

Com base na minha experiência sendo atendido em lojas de bike, trouxe 7 fatores para se levar em consideração ao escolher uma bicicletaria de confiança, são eles:

  • Sua necessidade
  • Tipo de bicicleta
  • Bairro e região
  • Faixada da loja
  • Comprovante e garantia
  • Mecânico certificado
  • Boa reputação

qual é a sua necessidade ao buscar oficina de bike

Sua necessidade

Tudo sempre começa pelo seu objetivo, e uma reflexão do que realmente precisa ajustar na sua bicicleta e/ou preparar para um evento, por exemplo.

Comprar um acessório novo?
Perguntar sobre uma peça?
Agendar uma revisão completa?

Se questione o porque quer ir ou ligar para uma bicicletaria, pois com as perguntas erradas, não espere respostas certas. Também poupa o seu tempo, talvez até o seu dinheiro.

A nossa primeira dica é pesquisar um pouco sobre o assunto que tem dúvida e anote as perguntas que gostaria de fazer para o(a) atendente ou mecânico(a) da oficina de bike.

manutenção para cada tipo de bicicleta

Tipo de bicicleta

De acordo com o modelo da sua bicicleta, você vai precisar de uma pessoa experiente e com conhecimento técnico específico.

Se você tem uma bicicleta de Time Trial ou Full Suspension com grupo eletrônico de marchas, é provável que nem todas oficinas de bicicleta tenham as ferramentas e profissionais com conhecimento necessário para resolver seu problema.

A segunda dica é buscar indicação de colegas e em grupos nas redes sociais de marcas e modelos similar ao modelo da sua bike ou modalidade de competição da região onde mora.

É claro, sempre surgem comentários para se ignorar, mas têm os que agregam, e muito!

bairro e região oficina de bike sao paulo

Bairro e região

É impressionante como o atendimento, qualidade do serviço e os preços mudam de loja em loja nos bairros e regiões da cidade de São Paulo, SP, por exemplo.

Aposto que na sua região também!

A terceira dica é pesquisar bicicletarias com pequena e média estrutura em regiões e bairros periféricos. Pode ser uma alternativa para encontrar um preço mais justo.

Fique atento(a), as vezes o barato pode sair caro.

faixada da loja de bicicleta sp

Faixada da loja de bike

Não se impressione com uma loja bonita e organizada, nem ao contrário.

Já fui em oficinas de bike daquelas lojas modelo, porém o serviço e atendimento ruim, como em oficinas bagunçadas e serviço nota 10.

A quarta dica é ser curioso(a) e dedicar um tempo entrando nas oficinas de manutenção de bicicleta e conversar com a pessoa responsável, e assim, vai ter um diagnóstico mais preciso na hora de escolher onde consertar a bike.

comprovante nota fiscal e garantia oficina de bike

Comprovante e garantia

Toda empresa séria fornece garantia e nota fiscal para o consumidor.

Nas oficinas de bike deve ser da mesma forma.

Nossa quinta dica para escolher uma bicicletaria de confiança é garantir seu direito como consumidor e optar por uma loja que forneça comprovante dos serviços prestados ou produtos vendidos.

mecânico de bike certificado profissional

Mecânico certificado

Anos de experiência contam com certeza, mas se este profissional não buscar se atualizar nas novas tecnologias e nas que ficaram obsoletas, o prejuízo fica no bolso do cliente.

Empresas como a Shimano oferecem cursos de manutenção e tecnologia de bicicletas com certificado gratuito, que capacitam atletas, profissionais e donos de lojas de bike.

A sexta dica é optar por mecânicos(a) que são certificados por empresas referências em manutenção de bikes para garantir precisão no ajuste de cada componente.

reputação e avalição loja de bike

Boa reputação

É como dizem por aí:

“A voz do povo é a voz de Deus!” ou “Se está na internet, existe!”

A sétima e última dica deste conteúdo é sobre analisar a reputação da loja de bike pelas avaliações no Google, Reclame Aqui ou plataforma de vendas que a empresa utiliza para anunciar e comunicar para os clientes.

Ver cada comentário poderá te dar uma noção sobre a qualidade do atendimento, preço do serviço e outros feedbacks de pessoas que já foram atendidas ali.

Leve em consideração os pontos negativos e os positivos, e tire suas conclusões ao entrar em contato por telefone, e-mail ou mesmo visitando a bicicletaria.

Considerações finais

Já viu que não dá pra ficar moscando, pois esses e outros critérios são fundamentais para se avaliar antes de contratar o serviço ou comprar um produto em  uma bicicletaria.

Cuidado com aquele(a) vendedor(a) que só quer te empurrar um produto e ‘profissionais’ que sabem de tudo, nestes casos, normalmente você vai sair no prejuízo – levando gato por lebre.

Queremos saber qual é a sua experiência e os critérios que leva para escolher a sua bicicletaria ou mecânico de confiança. Comente aqui no post!

Se você gostou desse conteúdo curte, comenta e compartilha com aquela pessoa que vai gostar muito! Também segue o canal Pedal em Fúria nas redes sociais!

O que achou? Comente!